Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

Fundação participa na inauguração do Busto do Dr. Agostinho Neto na nova Embaixada de Angola

em Gaberone, Botswana, 11.08.2017

aasb1.jpg - 16.54 Kb aasb2.jpg - 16.55 Kb

aasb3.jpg - 14.64 Kb aasb4.jpg - 14.55 Kb

Excelência Senhor Embaixador José Agostinho Neto
Ilustres membros do Governo do Botswana
Digníssimos membros do Corpo Diplomático
Prezados Funcionários da Embaixada de Angola no Botswana
Estimados Convidados
Minhas senhoras e meus senhores

É com muita satisfação que, em representação da Senhora D. Maria Eugénia Neto, Presidente da Fundação, nos encontramos neste país irmão, para perpetuar os laços de amizade que nos unem há décadas e que têm sido construídos com um incremento crescente nas nossas relações bilaterais.

A colocação deste busto hoje, aqui na cidade de Gaberone, na Embaixada de Angola, simboliza o desejo de se consolidar a ponte de relacionamento iniciada pelos pais das independências de Angola e do Botswana, nomeadamente o Presidente António Agostinho Neto e o Presidente Seretse Khama, que em momentos cruciais da nossa história recente enfrentaram juntos, inimigos comuns ligados ao imperialismo e ao regime hediondo do apartheid.

Volvidos vários anos, os nossos povos e países debatem-se hoje com novos desafios, que se prendem com o desenvolvimento sustentável, visando melhorar sistematicamente a qualidade de vida dos cidadãos, que passam necessariamente pela diversificação da economia e o recurso as novas tecnologias para um aproveitamento integral das potencialidades de ambos os países.

Contudo, é importante termos sempre bem presentes e divulgar pelas nossas gerações, as realizações e conquistas das pessoas que nos antecederam, construindo locais de memória, preservando-os e dinamizando-os, para que a história e o sentimento patriótico de que nos devemos nutrir, permaneça em nós, em toda a nossa vida e actue como uma alavanca para mover vontades, restaurar a esperança e gerar desenvolvimento.

Minhas senhoras e meus senhores, ilustres convidados,
Fica assim depositado como marco de determinação, coragem e fraternidade este busto de Agostinho Neto, não apenas para orgulho da comunidade angolana residente neste país, mas também para que as distintas gerações de cidadãos tsuaneses se possam rever nos laivos de solidariedade que coroaram a vida de Agostinho Neto e Seretse Khama, cuja união foi determinante para que em cumplicidade com outros grandes líderes do nosso continente, mais particularmente da região Austral, se pudessem obter as vitórias, que culminaram com a libertação total de África.

Que este local de memória contribua para imortalizar a nossa história.

Muito obrigada pela vossa atenção.


Amarildo da Conceição
Administrador Executivo da FAAN
Gaberone, 11 de Agosto de 2017

 

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: