Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

a18a5.jpg - 49.68 KbA Fundação Dr. António Agostinho Neto lamenta o falecimento do Prof. Simão Souindoula, ocorrido no dia 8 de Janeiro de 2018, por doença, em Luanda. Activo colaborador da FAAN, o Prof. Souindoula, historiador angolano, exerceu as funções de perito e vice-presidente do Comité Científico Internacional do projecto da UNESCO “A Rota do Escravo”. Antigo Professor no Instituto Superior de Ciências de Educação de Lubango, da Universidade Agostinho Neto, membro do Comité Científico Internacional do Festival Mundial das Artes Negras, crítico de arte, foi responsável pelo Centro Internacional das Civilizações Bantu.

Simão Souindoula dedicou a sua carreira ao enriquecimento da história de Angola e de África, mais especificamente na vertente relacionada ao fenómeno de tráfico de escravos. Quadro sénior do Ministério da Cultura, Simão Souindula começou a sua carreira em 1976, no Laboratório Nacional de Antropologia; trabalhou no Centro Internacional das Civilizações Bantu (CICIBA), em Libreville, de 1983 a 2003, e reintegrou-se no Ministério da Cultura em 2004, ocupando o cargo de director do Museu Nacional da Escravatura. Fez parte da Comissão Científica do Projecto Mbanza Kongo.

A FAAN inclina-se perante a sua memória e endereça à família enlutada os seus mais sentidos pêsames. «Nós somos, Simão Souindoula. Nós somos.»

a18a6.jpg - 71.94 Kba18a7.jpg - 93.76 Kb

 

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: