Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

Rádio Nacional de Angola recorda primeira visita do Presidente Agostinho Neto às suas instalações

Em alusão as suas Jornadas de Produção Radiofônica realizadas no dia 18 do corrente mês, a Rádio Nacional de Angola recordou no seu programa matinal, Manhã Informativa, a visita que o primeiro Presidente da República de Angola, Dr. Agostinho Neto, efectuou àquela instituição no dia 5 de Outubro de 1977.


De recordar que, aquando da sua visita à Rádio Nacional, o Dr. Agostinho Neto tinha acabado de completar 55 anos de vida.


Na ocasião, o presidente Neto, surpreso, manifestou o seu agradecimento pela "prenda de aniversário".

 

"Eu queria em primeiro lugar, agradecer à todos, a oferta que me fizeram no dia do meu aniversário. Uma oferta valiosa, que eu não esperava, e recebi com muito prazer, tanto eu como a minha família", disse Agostinho Neto.


A emissão da Rádio Nacional de Angola, na altura, já cobria grande parte do território nacional. Este facto foi exaltado pelo Dr. Agostinho Neto durante a sua intervenção na sede da RNA, em Luanda.


O Fundador da Nação disse que foi graças aos esforços dos profissionals daquela casa de rádio que, "tem se ouvido a voz da Rádio da Nacional numa grande parte da superfície de Angola".


Parte das palavras proferidas pelo Dr. Agostinho Neto naquela emissora de radiodifusão em 1977, segundo o espaço radiofônico que aludia as "Memórias da Rádio", permanecem actuais.


Durante o acto, o Dr. Agostinho Neto invocou que os angolanos estavam no início de uma nova vida, "uma vida que, felizmente conquistámos depois de vários anos de luta, vários anos de sacrifício, e não nos pouparemos a novos sacrifícios para realizar os nossos objectivos e até ultrapassar aquilo que são os nossos sonhos", disse.


Um dos actuais administradores da RNA, Aldarberto Fernandes, repórter na altura da visita do Presidente Neto, disse recordar com entusiasmo a efeméride. Afinal, foi em 1977 que começaram a operar as primeiras mudanças tecnológicas.


"Nós, nesta altura, já faziamos reportagens, lembro-me que foi num dia à tarde que o presidente Dr. Agostinho Neto efectuou a sua primeira visita enquato Chefe de Estado a um órgão de comunicação público. Era sempre uma honra ser o repórter escalado para fazer essas coberturas", realçou.


Foi com a visita do primeiro Presidente da República, Dr. Agostinho Neto, no dia 5 de Outubro de 1977, que esta data passou a ser considerada como o dia da Rádio Nacional de Angola.

 

Seja nosso parceiro

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: